segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Instalaram a rega


As árvores são seres vivos, que para viverem nas condições adversas do meio urbano necessitam de algumas ajudas.

Uma delas é a rega, que permite levar a água às raízes das plantas nas alturas em que a evapotranspiração das mesmas excede a disponibilidade de água existente no solo. Evita-se assim que as plantas entrem no denominado "stress hídrico".

Existem vários métodos de rega e o que foi aqui utilizado foi o denominado de "gota-a-gota" superficial (existe também a gota-a-gota enterrada). Na caldeira da árvore, sobre a terra, é colocado um anel de tubo para rega gota-a-gota com cerca de 1 m de comprimento, onde estão os gotejadores de onde pinga a água para o solo.

Esta água, dado o débito mais ou menos constante do gotejador, vai encharcando o solo até à zona onde se situam as denominadas raízes "pastadeiras", finas e mais superficiais.

Estas fazem a absorção da água e dos nutrientes na planta, que a utiliza nomeadamente para os fazer circular e assimilar, bem como promover o processo da evapotranspiração por forma a controlar a sua temperatura interna.

Este método gota-a-gota tem a virtualidade de poupar água face aos métodos manuais tradicionais ou à aspersão que não se aplica com tanta facilidade nas árvores em caldeira. Por outro lado, exige menos mão-de-obra e é menos susceptível ao vandalismo.

Por todas estas razões é um método comum para a rega das árvores em caldeira. Só falta agora que continue a chuver nos tempos normais (até Abril) para não obrigar a gastar nas árvores "água dos tubos" cara, em vez da que pode cair do ceú, gratuita.

Sem comentários: